sábado, 29 de outubro de 2016

5.

Pode parecer estranho quando escutamos pela primeira vez, mas todas as senhas da internet passam por André. Ele é o responsável por monitorar as trocas, mandar e-mails quando as pessoas se esquecem, informar a quantidade de dígitos e caracteres especiais exigidos.

André mora em São Paulo, mas organiza as senhas do mundo inteiro. Ele substituiu Aditya, morador de Nova Deli. Com todas essas funções, André passa muito tempo de sua vida conectado à Internet. Ele tem um caderno onde anota as suas senhas preferidas. Ele gosta muito quando os usuários escrevem mensagens amorosas a seus parceiros. Por vezes, essas senhas são curtas. A senha meusonhoexistesechamavoceteamo, por exemplo, tornou-se, depois de dois meses, esperoquequeimelentamentenofogodoinferno66. André tem predileção às senhas dos funcionários públicos. Era como se em um sistema impossível de ser decodificado, as pessoas pudessem dar margem a sua subjetividade. A senha dois oito sistemas do usuário 1263782 é metiremdaquiporfavor12. A do usuário 8754380, fosseeumaisforte3. 5margaridasvelhas. ceusemchao*. marape9. As dos usuários de aplicativos de encontros eram por vezes surpreendentes. oqueestoufazendocomminhavida, esperonaoencontrararies, naoentendonadadesignos, soudeariesmasmerecoserfeliz, mesintoterrivelmenteso, oqueprocuronaoestaaquimaseu.   


Antes que chamem André de personagem surrealista, esclarecemos que sua profissão tem sido frequentemente ameaçada pelas evoluções da tecnologia. Os aplicativos de criação de senha exemplificam bem este perigo. 


Certa vez, uma nova usuária de um nova rede social criou a senha olaandretudobem. André, assustado, não sabia o que fazer. Fazia parte de seu contrato o sigilo absoluto. As informações que ele tinha eram absolutamente confidenciais. Bancos, sites pornográficos, blogs, empresas de telecomunicações. Alguém com essas informações seria capaz de dominar os meios de produção, de comunicação, de prazer, de felicidade, de assombração, alterar a ordem social, política, econômica, produzir novas formas de alteridade, autoridade, de tradição. 

André pediu para a usuária Silvana trocar a senha. Para confirmar, era necessário digitar os seguintes caracteres: tudoevoce. A nova senha de Silvana era precisoteconhecer. Nunca quiseram conhecer André. Aliás, por que fariam? Era apenas mais um usuário perdido em ondas turbulentas. Tinha apenas seu computador, um quarto estreito, pizza de noite, café de dia e um caderno de senhas prediletas. Anotava senhas de um lado e usuários do outro da folha do caderno vermelho pequeno. A primeira página do caderno de senhas prediletas de André era:
      
naosuporto
seusolhos22
tristestri
3locados
en6mesmados
longedesi

pudera
fausto99
amardenovoamar

Nunca André poderia responder Silvana. André respondeu Silvana digameonde  aqui aquionde onde esta estouso querotemandarminhablusaamarela suablusaamarelameesquentaecomosemeabracasse mandemealgoseu. André não tinha nada apenas seu computador, um quarto estreito, pizza de noite, café de dia e um caderno de senhas prediletas pequeno vermelho. 

Silvana recebeu o pequeno caderno de senhas vermelho de André.

Nunca mais respondeu André. 

sábado, 8 de outubro de 2016

45.

Um dos primeiros atos do novo prefeito foi mudar o nome da cidade.

SPM, ou Sao Paulo Metropolitan foi aprovado por unanimidade por seus acionários. Com esse nome, atrairemos mais investidores e poderemos concorrer em pé de igualidade com New York, disse um deles. 

Mesmo com a arrecadação em queda, a renda per capita  da  cidade atingiu índices nunca antes vistos em um continente como aquele em que (por um erro de geografia facilmente corrigível) ela se encontra. 

A cidade tinha muita gente, declarou o mayor. O que fizemos foi trazer a modernidade. Em praticamente dois anos, reduzimos pela metade o número de pessoas abaixo da linha da pobreza. Além disso, corrigimos a quantidade de cafeína e lactose nas bebidas típicas das comunidades carentes (neste momento ele se desculpou por não se lembrar exatamente o nome da bebida). Há muito para se lembrar, disse de maneira sincera.

O reconhecimento é gratificante e vem das ruas. Como afirma este cidadão comum de Pinheiros, "todos agradecemos pelo retorno do aumento da velocidade não apenas nas marginais mas também nas grandes avenidas na cidade. Era horrível, demorávamos praticamente trinta minutos para voltar do trabalho. Agora, com vinte minutos, posso passar muito mais tempo com minha família".

O prefeito ressalta que tal medida seria ineficaz sem a redução do número de corredores de ônibus na metrópole. "Eles eram grandes e lhe davam medo", diz um de seus assessores.

Mas nem tudo foram flores na cidade cinza. O prefeito encarou uma grave crise hídrica nos meses de julho e agosto, imprevista como aquela do mesmo período do último ano. Além disso, nunca choveu tanto nos meses de janeiro e fevereiro. 

A quantidade de incêndios cresceu também consideravelmente. Graças à capacidade de gestão do administrador da nova cidade, grandes edifícios nasceram das cinzas. A cidade renasce como fênix.

A taxa de desemprego está estável. O que é bom segundo nossos especialistas. A tendência é que todos possam conseguir os empregos de seus sonhos nos novos empreendimentos imobiliários da cidade, com duração aproximada de dois anos.

A modéstia do prefeito ressalva: "Não conseguiria enfrentar nada sem o apoio do senhor governador, meu candidato à presidente. Com ele, queremos fazer mais e mais rápido. Conduzir o país ao patamar da cidade."

A eficiência enfim nasceu na sala. Grande e forte e protegida.