segunda-feira, 6 de junho de 2016

1

Cinco e meia da manhã quando recebeu o e-mail dizendo que a reunião tinha sido cancelada. O celular vibrou como fosse seu despertador, só que mais triste. Pensou em virar o travesseiro ali mesmo e não ser mais nada no mundo. Que reunião. Por que  tão cedo. Pegou o celular de novo para ver se havia mais informações. Era um daqueles e-mails não-responda. Sequer havia a data do encontro ou de seu agendamento. Acordou e não consegue mais dormir. É com angústia que sente vida antes de seu despertador tocar. Sentimento como o que teria caso depois de morrer percebesse que a vida continua.

Levanta e, escovando os dentes, pensa nas possibilidades. Poderia ser do trabalho caso tivesse um. Aos vinte e dois anos soube muito bem se virar com o dinheiro dos pais. Algum amigo teria mandado por graça. Ele tem desses amigos. Mas nenhum acorda a essa hora. Nem ele. O despertador era algo mecânico, como se fosse um relógio. É preciso sentir as horas. O despertador não é sinônimo de acordar cedo, é um instrumento de tortura com função soneca.

Namoradas. Se ainda tivesse, poderia pensar fosse um encontro surpresa. Chegaria mais cedo, mas com o peso de todas as flores chocolates cachorros ursinhos e  trânsito, teve de cancelar a "reunião" - era um jeito que tinham inventado para se referirem aos compromissos constantes realizados cada duas semanas e meia  quando não estava muito cansado nem muito só. Mas não, não era dela. Ela não existia.

Em um ato de bravura indômita, respondeu ao e-mail. Recebeu, depois de exatos dez minutos, outro e-mail não-responda dizendo que o e-mail anterior não era respondível. Teve de sair de casa com chinelos antes das nove. O porteiro deveria saber se havia alguma reunião no condomínio. No elevador, um homem com flores chocolates cachorros ursinhos e elevador sofre para chegar ao térreo. Pensou em propor ajuda mas não.

O porteiro era novo. Não era o mesmo há seis meses atrás. A reunião condominial aconteceu na noite do dia interior, contando com a presença do síndico e dos vasos novos do  salão de festas. O aumento do condomínio era preço módico para acompanhar a inflação dos cinco anos sem acompanhar a inflação.

Ao voltar para a casa, pesquisou o que era inflação. Depois de ter lido três frases sem atenção, resolveu procurar por E-MAIL CANCELANDO REUNIÃO. Percebeu que além de um tutorial bem eficiente direcionado a secretários, várias pessoas tinham recebido o mesmo e-mail também às cinco e meia da manhã. Da varanda, viu várias pessoas na varanda, computadores abertos sobre a mesa e celulares às mãos. Os prédios espelhados de são paulo criavam novas imagens infinitamente repetidas.

Após enquetes, memes e eventos do tipo "Reunião Cancelada" nas redes sociais; enquetes, notícias e entrevistas nos jornais da tarde e da noite; enquetes, gráficos e fotos dos jornais online, percebeu-se que não havia reunião, pois a mesma tinha sido cancelada naquela manhã.

Depois da jornada extenuante, a população paulistana dorme e acorda com o vibrar do celular.

reunião remarcada

não-responda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário